12/02/2025
Essa reflexão é para os cansados e sobrecarregados, para todos aqueles que se esgotaram durante 2023.
Chegamos ao final do ano; quase é natal, quase é 2024.
Normalmente chegamos nesse período só o “pó da rabiola”, por causa das nossas rotinas corridas e desenfreadas em busca de algo que as vezes nem sabemos o que é. E por isso que eu trago essa reflexão sobre a importância de descansar.
Muitas vezes tratamos o descanso como algo que merecemos depois de termos colocado toda nossa energia e ação nas funções que exercemos, como se para que aquilo funcionasse deveríamos entregar nossas almas.
Qual é o resultado disso? Sobrecarga física, mental e espiritual. Por mais que no final teremos o “merecido descanso” o processo até chegar a ele é totalmente desgastante, adoecedor e angustiante. Além disso, chegamos ao descanso e nos perguntamos “é para isso que eu fiz tudo aquilo?” ou até mesmo “qual o sentido da vida? Será que eu sou feliz?”.
Que triste. Que situação desesperadora. Não encontramos o sentido da vida porque estamos atarefados demais para olhar para ele. Não somos felizes porque não entendemos o processo. E o sentido da vida realmente não está em descansar depois de um longo e desgastante ano de trabalho.
Nós encontramos o sentido da vida e a felicidade no meio do processo e não no final dele. E para isso é necessário pausar durante, e não depois. Tratar o descanso como algo tão necessário quanto a alimentação, a atividade física e o sono.
Que nesse novo ano você possa tratar o descanso como uma necessidade física, mental e espiritual.